Missão e Valores

O Externato Marquês de Pombal há mais de 40 anos que se dedica ao ensino de estudantes excluídos ou auto-excluídos do sistema escolar público, assim como a trabalhadores que na idade normal não tiveram acesso à escola.

No decurso dos seus já longos anos de existência, o Externato desempenhou e continua a desempenhar uma relevante função social apresentando-se como a melhor alternativa e complemento à rede pública de ensino básico e secundário.Durante muito tempo, o Externato Marquês de Pombal constituiu-se como uma das poucas alternativas de escolarização da população adulta na zona de Lisboa.

Tendo na sua história a marca da inovação, é com orgulho que afirmamos que os projetos associados aos blocos de aprendizagem e unidades capitalizáveis, por nós apresentadas em 1990, anteciparam o diploma oficial que passou a regulamentar o Ensino Recorrente no ensino público desde 1991.

Na linha do interesse pela inovação, conhecimento e aprofundamento de experiências pedagógicas, o Externato destacou-se pela promoção do ensino à distância. No final de 1992, o Externato dedicou-se ao estudo e implementação de uma inovadora modalidade de ensino à distância, aplicada ao ensino recorrente para o 3º ciclo do Ensino Básico para Adultos. Neste contexto, concorreu ao concurso promovido pela Marinha Portuguesa que procurava um projeto para o Ensino Básico Recorrente na Modalidade de Ensino à Distância. Em 1994 o Externato Marquês de Pombal foi autorizado a ministrar o Ensino Básico Recorrente na Modalidade de Ensino à Distância. Após um pedido de parecer à Universidade Aberta por parte do Ministério da Educação, este projeto e posterior diploma, foi considerado de interesse nacional.

É com orgulho que relembramos que, com base no número e distribuição geográfica prevista dos alunos, começámos com um Centro de Apoio Coordenador em Lisboa, um no Porto e uma extensão em Ponta Delgada. A esta estrutura juntámos posteriormente uma extensão na Base do Alfeite. Devido ao sucesso desta iniciativa, o contrato celebrado com a Marinha Portuguesa – Centro Naval de Ensino à Distância, que inicialmente tinha a duração de dois anos, foi prolongado até 1998.

Embora com uma longa história na educação de adultos, o Externato Marquês de Pombal encarou o Ensino à Distância com muito interesse e curiosidade. O facto é que até à data nenhuma outra instituição de ensino público ou privado apresentava experiência ou antecedentes neste nível e modalidade de ensino. Acresce ainda o facto que, passados vários anos, embora o Ensino à Distância esteja previsto no sistema educativo, não existe um quadro legal específico para esta modalidade.

Durante a sua história de atividade, os professores especializaram-se nas mais diversas metodologias de ensino sempre adaptadas aos seus alunos. Através de um sistema intensivo de ensino, possibilitou-se a todos os alunos a recuperação do tempo perdido e a obtenção dos níveis de habilitações necessários ao seu desenvolvimento cultural, social e profissional.

Apesar de se promover um ensino intensivo de forma a recuperar o “tempo perdido”, a atividade do Externato Marquês de Pombal sempre se caraterizou pelo rigor no funcionamento dos seus cursos, no cumprimento dos programas das disciplinas e na avaliação dos alunos. Este rigor foi sempre acompanhado pela preocupação de conhecer e encaminhar os alunos no seu percurso escolar.

Pré-Inscrição

Preencha aqui a sua Ficha de Pré-Inscrição.

Ver mais

Calendários

Veja aqui os Calendários do Externato

Interrupções das Atividades Letivas:

22 e 29 de dez. 17

12 e 13 de fev. 18

29 de março 18

Ver mais